quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Arte... existe em todo lugar!

Há exatos 4 anos atrás, eu não tinha a menor idéia de que era artista. Nem que poderia, um dia, liderar um grupo de arte ou coisa assim. É verdade que eu já havia permeado pelo mundo do teatro e da pintura moderna [se podemos considerar uma peça da 1ª série do ensino fundamental e um quadro do jardim II que borrei umas colas-coloridas em um quadrozinho pra minha mãe, obras de arte =) ], mas daí a dizer que eu era artista?? O mais perto disso que eu cheguei foi jogando futebol... mas nem isso eu continuei por conta do meu, eh... fenótipo avantajado.
O fato é que hoje eu sou presidente de uma instituição de artes, o Núcleo Espírita de Artes - NEA e também atuo nela como tenor do coral, apesar de ter sido definido como barítono.
Nesses 4 anos de participação ativa no NEA e, como conseqüência, cheios de aprendizado acerca da arte, eu mergulhei em um mundo muito gostoso de retorno rápido para o artista... Espere aí!! Não estou falando de cachê não... nem de sucesso midiático... hehehe Isso eu estou longe e não é um objetivo. Estou falando sobre o sentimento que a arte proporciona em quem faz e em quem assiste.
Sim. Emoções. A arte transforma nossos piores sentimentos nas melhores vibrações. Quem já se emocionou com uma música sabe disso. Quem riu em uma comédia também. Quem vislumbrou uma linda tela tenho certeza que sim.
Harmonia, beleza, estética, sintonia, melodia... ah... como essas coisas nos fazem bem.
E o artista empresta seu talento para tocar o coração de cada espectador. E também se emociona. E quem sabe até nos modificamos quando vemos a arte nos contar a vida de uma perspectiva nova e diferenciada.

Escrevi tudo isso por conta de algo que me acontece algumas vezes e hoje foi bem forte. Estava eu assistindo a novela das 6 [sim... com 22 ferrinhos na perna inchada de ficar pra baixo durante o trabalho é melhor por ela pra cima e assistir um pouco da boa e velha TV].. bom... voltemos a "Desejo Proibido". Então... estava eu assistindo a dita cuja que é uma novela como as outras... [aquelas que você assiste um capítulo e sabe a história que já aconteceu e no outro capítulo descobre como vai terminar] porém em um momento, houve uma cena em que um velho personagem se declara avô da protagonista e esta se emociona. Uma cena como tantas nas idas e vindas do enredo. Porém, além da especial atuação dos atores envolvidos na cena [realmente uma atuação como a que eu disse ali que o talento se empresta a tocar nosso sentimento] , da maneira como foi encenada e as falas e as impressões nos rostos dos artistas... não deu outra: me emocionei. Pode parecer piegas: a emoção diante de uma novela! Ouço até um "Quê isso Zeh"... Mas não me importo. Do fundo do meu coração, aquela cena me comoveu e me fez ver como pode existir um amor doce e simples diante de uma adversidade histórica e dolorosa. [quem quiser saber do que estou falando, assista a cena lá no site da globo, se já estiver liberada].


Enfim, existe arte que emociona por todo lugar não é mesmo querida amiga Marielza?? =)

ARTE
Marielza Tiscate

D7M(9) C#m7(b5)
AH! VEM VER EM TODA PARTE A BELEZA
F#7 Bm7
CANTA E DANÇA TODA A NATUREZA
Bm7/A A7
EXISTE ARTE EM TODO LUGAR
A7 G/B A/C# D7M(9)

É OLHAR
C#m7(b5)
E VER O PASSARINHOS DESLIZANDO
F#7 Bm7
AS BORBOLETAS QUE RODOPIAND
Bm7/A
FORMAM UM ARCO-ÍRIS
A7 F#m7
E NO AZUL DO CÉU
F#m7(b5)
A POESIA COLORIDA E BELA
B7
JUNTANDO TUDO
Em7
FAZ-SE UMA AQUARELA
A7
E DENTRO DELA
D7M(9) Em7
ESTAMOS NÓS TAMBÉM
A7
E DENTRO DELA
F#m7 Em7
ESTAMOS NÓS TAMBÉM
A7 D7M(9)
E DENTRO DELA ESTAMOS NÓS TAMBÉM

Um comentário:

Anônimo disse...

Uhm... A arte...
A vida toda é uma arte... Uma linda arte regida pelo cara lá de cima... ehehhe =)
Então, a arte anda mexendo bastante cmg ultimamente... Na verdade sempre mexeu, só que agora está mais forte. Fui ao NEA semana passada... Já até sei que sou contralto.. =p
Estou tentando encaixar meus horários pra poder ir sempre no coral! :)
Zehhhh.... Vossa senhoria irá frequentar as aulitias já semana que vem? O pé esta mais firme? Quase todos os dias tenho aula até as 18h... Podiamos combinar um dia pra tomarmos um lanche a noite juntos e se emocionar com uma novela, ou musica... =p ... Papiar um pouco.... Essas semanas que vc esta sem a Bi, precisando de uma força, pra ver almoço, lanche, da um toque! Não vais morrer de fome, viu?? haiahihaia
E me ensinando a fazer o curativo tbm estamos ai.. ;-)
Ah... tbm lavo, passo por um preço bem baratinho!!! hahaihaihai
Bom, é isso...
BJão grande querido!!! E ótima semana! =)